Vinipax regressa a Beja este ano
Escrito por Admin RVidigueira em 29/07/2022
A Vinipax regressa a Beja, de 30 de setembro a 2 de Outubro.
Segundo anunciou a Câmara de Beja, com presença já confirmada de duas dezenas de produtores, o certame mostra a cultura dos Vinhos do Sul, nomeadamente das regiões do Alentejo, Algarve, Península de Setúbal e Tejo.
Segundo a Câmara de Beja a Vinipax, “reconsolida o seu espaço no calendário de mostras vínicas nacionais de referência, desta vez no seio do conjunto de eventos integrados, designado por Patrimónios do Sul”
A Câmara de Beja diz tratar-se de “uma homenagem ao melhor da vida e da experiência alentejana que será partilhada por milhares de visitantes, amadores e profissionais”, e que nesta 14ª edição do maior evento de Vinhos do Sul de Portugal, conta com a região convidada dos Vinhos do Douro e do Porto através do Instituto de Vinhos do Douro e do Porto que realiza uma prova temática no dia 30 de setembro.
Na programação, além das habituais provas comentadas promovidas pelos produtores presentes, haverá um destaque para o tradicional vinho de talha e para os vinhos de Beja e será promovida a estreita ligação dos vinhos e da gastronomia, através da realização de provas de harmonização, no espaço Sul à Mesa, onde assinalarão presença alguns representantes do enoturismo de excelência da região de Beja.
Nesta edição segundo a autarquia bejense, a Vinipax apresenta uma renovada Loja de Vinhos, com um horário alargado, que permitirá a compra de todos os vinhos representados neste certame, abrindo a possibilidade de escolher qualquer referência de vinho em prova na Vinipax para acompanhar as refeições no espaço Sul à Mesa.
A Feira “Patrimónios do Sul”, segundo a Câmara de Beja, “promove a identidade do território do sul do país ao nível económico, cultural e turístico, durante três dias, no Parque de Feiras Manuel de Castro e Brito, em Beja”.
Em destaque vão estar os vinhos, os produtos agroalimentares, o turismo, o património cultural, a biodiversidade, as artes e ofícios, a gastronomia, a caça e a pesca, a tradição taurina e as aves.