Vinipax regressa a Beja a partir de amanhâ
Escrito por Admin RVidigueira em 29/09/2022
Beja recebe a partir de amanhâ, a Vinipax, que decorre até domingo, às 19 horas.
A Vinipax é uma feira que mostra a cultura dos Vinhos do Sul, nomeadamente das regiões do Alentejo, Algarve, Península de Setúbal e Tejo.
Segundo revelou a Câmara de Beja, nesta 13ª edição “do maior evento de Vinhos do Sul de Portugal, estarão presentes cerca de 4 dezenas de produtores, distribuídos pelas várias regiões, mas com destaque para o Alentejo”.
De acordo com a autarquia bejense, para além destes produtores ainda marcarão presença o Instituto de Vinhos do Douro e do Porto, enquanto região convidada, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a Comissão Vitivinícola do Algarve, a Associação de Produtores de Vinho de Talha, a Vitifrades, o município de Vidigueira, que apresentará a Rota do Vinho de Talha, o município de Mértola que trás os vinhos deste concelho, o município de Oeiras que apresenta os Vinhos de Carcavelos, o município de Pinhel – cidade do Vinho 2022, o município de Almendralejo que dá a conhecer os vinhos desta região espanhola e o município de Ourique que irá proporcionar provas de degustação do presunto de porco alentejano com os vinhos presentes na feira.
Este ano, a Vinipax apresenta uma renovada Loja de Vinhos, com um horário alargado, que permitirá a compra dos vinhos representados neste evento.
Na programação da Vinipax 2022, além das habituais provas comentadas promovidas pelos produtores presentes, a Associação dos Produtores de Vinho de Talha irão recriar uma taberna/adega tradicional com provas regulares de Vinho de Talha. Será ainda promovida a estreita ligação dos vinhos e da gastronomia, através da realização de provas de harmonização, no espaço SUL À MESA, onde assinalarão presença alguns dos chefs e restaurantes de excelência da região de Beja.
Segundo a Câmara de Beja, a Vinipax “reconsolida-se assim no calendário de mostras vínicas nacionais de referência, desta vez no seio do conjunto de eventos integrados, designado por Patrimónios do Sul”.