VIII Beja Romana recria época medieval
Escrito por Admin RVidigueira em 26/05/2023
Beja recebe a partir desta sexta-feira, a VIII edição da Beja Romana.
A iniciativa da Câmara Municipal de Beja, a decorrer até domingo, tem como parceiros e co-organizadores o Agrupamento de Escolas nº2 de Beja e o Agrupamento de Escolas nº1 de Beja, e tem o tema “ Pax Romana: Guerra, Paz e Domínio do Território.
Música, cortejos, rábulas e performances, malabares, danças, acepipes, oficinas de cozinha, exposições, conferências, visitas guiadas a museus e sítios arqueológicos, são alguns exemplos de atividades durante os 3 dias do festival, segundo a autarquia bejense.
Segundo a Câmara de Beja, “a grandeza e imponência de Pax Julia revive-se durante 3 dias no centro histórico da cidade”, sendo a Praça da República, “local onde se situava o fórum e onde estão identificados dois templos romanos, um dos quais, o maior e mais monumental descoberto até hoje em território português, que acontece o grande bulício desta recriação”.
“Promover a relação da comunidade com o seu passado como forma de estimular o sentimento de pertença, fomentando o conhecimento da história e do património de Beja no período romano”, é o objetivo segundo a Câmara de Beja.
As explicações são de Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja, que aguarda uma “extraordinária” iniciativa.