Valorização e proteção do Barranquenho aprovada na Assembleia da República

Escrito por em 20/09/2021

Foi aprovado na sexta-feira, na Assembleia da República, por unanimidade, as propostas do PS e do PCP para o reconhecimento e proteção do barranquenho e de toda a sua identidade cultural.

Os diplomas de PS e PCP defendiam que o barranquenho passe a ser ensinado na escola e que seja mais estudado e investigado.

Em março, aquando da apresentação do projeto de lei do PS, em comunicado, Pedro do Carmo e Telma Guerreiro, deputados socialistas eleitos pelo círculo de Beja referiam que (…)“o envelhecimento dos falantes e o desaparecimento da geração mais velha poderem traduzir-se na perda irreparável deste património linguístico caso se verifique uma ausência da adoção de medidas.”

Em declarações à Rádio Vidigueira, o deputado socialista Pedro do Carmo diz ter sido “um dia muito feliz” para Barrancos, e de “extraordinária importância”.

O deputado do PCP eleito por Beja João Dias, afirma que o projecto de lei do PCP é “distinto”, porque se “diferencia por introduzir a sua identidade cultural, os seus hábitos, os seus costumes, a sua tradição, a sua gastronomia, a sua memória e a sua língua”.

O PCP diz tratar-se de um “marco histórico” que teve o “decisivo contributo Município de Barrancos, que em 2008 aprovou a classificação do Barranquenho como Património Cultural Imaterial Municipal. E já no verão de 2017 – Fomentou o Estudo do Barranquenho para Classificação Nacional e o ensino na escola local”.

As explicações são do deputado do PCP, João Dias.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE