Vacinação de grupos prioritários completa até 11 Abril
Escrito por Admin RVidigueira em 01/04/2021
A vacinação dos grupos prioritários vai estar “fechada a 100%” no próximo dia 11 de abril.
A data foi avançada ontem, pelo coordenador do Plano de Vacinação, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, numa audição, na Comissão Parlamentar de Saúde, na Assembleia da República
“Previmos fechar (completar a vacinação) a 100% as ERPI (estabelecimentos residenciais para idosos), os mais de 80 anos e (o grupo) dos 50 até aos 80 anos com comorbilidades tipo 1 até dia 11 de abril. Naturalmente, poderão ficar pequenas bolsas que não conseguimos contactar, mas a grande maioria desta comunidade, que tem a ver com salvar vidas, estará fechada até 11 de abril”, segundo anunciou Henrique Gouveia e Melo, aos parlamentares.
Nesta audição parlamentar, o coordenador da “task force” realçou a “coerência da estratégia”, reiterando os 90% de vacinas alocadas ao salvamento de vidas e 10% para o fortalecimento da resiliência do Estado e refutou uma possível “inversão da estratégia”, com a vacinação dos docentes e não docentes do ensino pré-escolar e primeiro ciclo nesta fase.
O coordenador do Plano de Vacinação falou ainda dos 150 Centros de vacinação, que vão surgir no segundo trimestre.
Segundo Henrique Gouveia e Melo, os 150 Centros de Vacinação Covid-19 (CVC), que deverão estar em funcionamento no segundo trimestre, estão a ser projetados para “um mais fácil acesso das pessoas”, com a sua localização a ser definida em articulação entre as administrações regionais de saúde, os agrupamentos de centros de saúde e as autarquias.
“As autarquias, em articulação com a `task force´ e as administrações regionais de saúde, são responsáveis pela montagem dos CVC, sendo uma entidade fundamental no processo de vacinação”, salientou a mesma fonte.
Para concretizar o plano de vacinação em massa, a `task force´ prevê que sejam necessários cerca de 2.500 enfermeiros, 400 médicos e 2.300 auxiliares, num total de cerca de 5.200 profissionais a distribuir pelos 150 centros espalhados pelo país.