UNIVERSIDADE DE ÉVORA DISPONÍVEL PARA ACOLHER ALUNOS E MULHERES AFEGÃS
Escrito por Admin RVidigueira em 27/08/2021
A Universidade de Evora (UÉ) anunciou que vai disponibilizar 10 postos de trabalho a mulheres afegãs, em várias áreas, e permitir o acesso a estudantes daquele país, face à crise humanitária no Afeganistão.
Ana Costa Freitas, reitora da UE, justificando esta iniciativa disse “É impossível ficarmos indiferentes ao sofrimento do povo afegão e, muito concretamente, das mulheres afegãs”.
A Universidade de Évora vai “permitir o acesso, em fase de ingresso excepcional, desde que acordado com a tutela, a estudantes afegãos que pretendam prosseguir os estudos de ensino superior em Portugal”. Esta é “uma iniciativa alinhada com os valores da instituição”, nomeadamente “o respeito pela dignidade humana e a ausência de discriminação social, étnica ou confessional”, alinhada com outras instituições, entre as quais a Direcção-Regional de Cultura do Alentejo, “no sentido de se conseguir alojamento para uma fase de acolhimento” destes afegãos, destacou.
A Universidade de Évora informou já ter comunicado esta sua disponibilidade ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), que tutela a instituição. A iniciativa “está, neste momento, a ser articulada com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE)”, sendo que “as questões práticas relacionadas com o [respectivo] enquadramento político, institucional e legal serão conhecidas a breve trecho”.