ULSBA realiza primeiro implante de pacemaker sem elétrodos
Escrito por MarcoAbundancia em 16/12/2025
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo realizou o primeiro implante de pacemaker sem eléctrodos.
Segundo anunciou a ULSBA, o Serviço de Cardiologia do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, realizou o primeiro implante de pacemaker sem elétrodos.
O procedimento, segundo a ULSBA, “representa um avanço significativo nos cuidados cardíacos oferecidos na região, garantindo aos doentes locais acesso a uma opção terapêutica inovadora, menos invasiva e mais segura, particularmente benéfica para perfis clínicos específicos”.
Os pacemakers sem elétrodos são dispositivos de dimensões reduzidas, implantados diretamente no coração, que eliminam a necessidade de elétrodos tradicionais e minimiza o risco de complicações associadas.
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo sublinha que, a “introdução desta técnica no Hospital José Joaquim Fernandes surge como uma resposta crucial a uma necessidade há muito sentida na região”.
A ULSBA refere que, com este implente bem sucedido, o Hospital de Beja “reforça não só a sua capacidade de oferecer soluções diferenciadas e alinhadas com as mais recentes práticas clínicas, mas também o seu papel central na prestação de cuidados de saúde de proximidade”.
De acordo com a ULSBA, “com este passo estratégico, o Hospital José Joaquim Fernandes integra o grupo de unidades de saúde portuguesas que disponibilizam esta abordagem terapêutica, reforçando a confiança da comunidade no serviço público e na sua capacidade de inovação responsável”.