ULSBA cria Áreas Dedicadas ao Atendimento de Doentes Respiratórios e Covid-19.
Escrito por Admin RVidigueira em 17/11/2020
A ULSBA criou Áreas Dedicadas ao Atendimento de Doentes Respiratórios e Covid-19.
Segundo a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo em comunicado, com o objectivo de “cumprir o Plano da Saúde para o Outono-Inverno 2020-21, e dado o previsível aumento de afluência de utentes com queixas do foro respiratório, o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE cria Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios e Covid-19 (ADR) nos Centros de Saúde de Beja, Castro Verde e Cuba, que entraram em funcionamento ontem”.
Segundo a ULSBA, “trata-se de uma estrutura de atendimento organizada que pretende dar resposta a toda a área de influência da ULSBA e à população que necessite de cuidados, nomeadamente nos concelhos de Beja e Serpa (ADR-Beja); nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Mértola e Ourique (ADR-C Castro Verde); e nos concelhos de Alvito, Cuba, Ferreira do Alentejo e Vidigueira (ADR-C Cuba).
Ainda no âmbito da Rede de Urgência e Emergência são criadas as ADR-SU Geral e ADR-SU Pediátrica no Hospital José Joaquim Fernandes, Beja, ADR-SU Castro Verde (Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Mértola e Ourique) e ADR-SU Moura (Barrancos e Moura).
Segundo explica a ULSBA, as ADR destinam-se à avaliação clínica dos doentes com suspeita de infeção respiratória aguda, incluindo os doentes suspeitos de infeção pelo novo coronavírus. O encaminhamento do doente suspeito para as Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios é feito mediante a avaliação da Linha SNS24 ou pelo Médico de Família do Centro de Saúde. Para além da avaliação médica, nestas áreas, serão realizados testes à Covid-19, caso seja necessário, e os pedidos pela Linha SNS24.
O utente também poderá dirigir-se a estas Áreas de Atendimento Dedicado a Doenças Respiratórias e COVID-19 se apresentar como sintomas, tosse ou alteração da sua tosse habitual; tosse e dores de cabeça; tosse e dores musculares; febre (38ºC); dificuldade respiratória; diminuição súbita do olfato (cheiro) e/ou do paladar (gosto).
A Área Dedicada para Doentes Respiratórios, criada no Centro de Saúde de Beja (junto à Segurança Social), e no Centro de Saúde de Castro Verde vão funcionar todos os dias, das 10:00h às 18:00h, com pausa de 30 minutos para almoço.
A Área Dedicada para Doentes Respiratórios, criada no Centro de Saúde Cuba vai funcionar de 2.ª feira a sábado, das 10:00h às 18:00h (com pausa de 30 minutos para almoço) e aos domingos das 8:00h às 13:00h.