ULSBA com projeto de sustentabilidade social e ambiental
Escrito por Admin RVidigueira em 04/01/2023
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo tem um projeto de sustentabilidade social e ambiental.
Segundo anunciou a ULSBA em comunicado de imprensa, “comprometidos em apoiar e contribuir para a transição ambiental e para uma economia circular em matéria de gestão de resíduos, o Projeto de Sustentabilidade Social e Ambiental da ULSBA visa promover a reutilização de produtos para a produção de outros bens”.
De acordo com a ULSBA, o projeto “prevê especificamente a substituição de sacos de plástico por sacos em tecido não tecido, numa fase inicial”, caminhando “progressivamente”, para a substituição dos vários materiais de escritório de plástico, produzindo, em tecido não tecido, por exemplo, porta documentos e estojo de canetas”.
A ULSBA tem como objetivo final, “a redução de cerca de 500Kg de resíduos de embalagens por ano, dando ainda nota de uma “componente social muito importante”, com a “disponibilidade de tempos de trabalho de vários colaboradores”, visando “explorar as competências e capacidades destes”.
O projeto segundo descreve a ULSBA, “visa ainda a envolvência direta dos doentes, mais especificamente dos que integram o Hospital de Dia de Psiquiatria, através da componente de terapia ocupacional, pretende facilitar a sua reabilitação e integração social”.
A ULSBA estima também “a redução dos custos diretos de aquisição de sacos de plástico e, em termos indiretos, na otimização da utilização dos recursos existentes”.
As explicações são de Rui Ruivo da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, que falou sobre o projeto, e a sua importância.