ULSBA colocou primeiras Bombas de Insulina a diabéticos
Escrito por Admin RVidigueira em 09/11/2021
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo iniciou ontem, no Hospital de Beja, a colocação das primeiras “Bombas de Insulina” pelo Centro de Tratamento de Sistemas de Perfusão Subcutâneo Contínua da Unidade Integrada de Diabetes da ULSBA.
Segundo revelou a ULSBA, trata-se de um “avanço clínico e tecnológico”, neste mês de novembro, dedicado à Diabetes, cujo Centro, que resultou de uma candidatura aprovada pelo Programa Nacional de Diabetes da Direção-Geral da Saúde, faz agora parte da Plataforma Nacional de Sistemas de Perfusão Subcutâneo Contínua.
De acordo com a ULSBA, este foi um “processo complexo que necessitou de formação específica e organização de uma equipa da ULSBA, constituída por médicos, enfermeiros, nutricionista e psicóloga, e que será uma mais-valia para as crianças, jovens/adultos com Diabetes Tipo1 da nossa região”.
Segundo esclarece a ULSBA, ao longo desta semana, serão colocadas 3 bombas a 3 jovens adultos (único centro de momento na região Alentejo para este grupo etário) e de 15 a 17 de novembro e 6 a 8 de dezembro, a mais 4 crianças (que assim não terão que se deslocar ao Centro Pediátrico de Évora que colaborou com a ULSBA enquanto foi o único Centro no Alentejo).
Até ao final do ano será ainda atribuída 1 bomba a outro adulto, perfazendo assim um total de 8 bombas colocadas até final de 2021.