Terras Sem Sombra regressa à Vidigueira
Escrito por Admin RVidigueira em 09/05/2022
O Festival Terras Sem Sombra regressa na sexta-feira, ao concelho de Vidigueira.
O Quinteto de Metais Alentejano, com o concerto em Alto e Bom Som: Música para uma noite de sexta-feira, é o convidado do Festival Terras sem Sombra, que vai ter lugar na sexta-feira, 13, às 21.30h, no Mercado Municipal de Vidigueira.
Segundo revelou a Pedra Angular, organizadora do festival, o objetivo é “dar a conhecer a grande música para metais, da época barroca à vanguarda europeia e norte-americana”.
O programa do Festival Terras Sem Sombra, no concelho de Vidigueira arranca na manhã de sexta-feira, com atividades lúdico-didáticas em torno da técnica milenar da produção do vinho de talha.
Em Vila de Frades (Espaço Gerações da Talha, às 9h30), tem lugar “Segredos do Barro: Oficina de Construção de Talhas”, atividade que ensina como se faz uma talha. Pela mesma hora, em Vidigueira, na Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito, decorre a iniciativa “Na Morada de Baco: O Vinho – Da Uva ao Copo”, atividade onde, se desvendam os processos físico-químicos que transformam as uvas em vinho, sob a orientação do enólogo Vasco Moura Fernandes e da designer Ana Coutinho.
O concerto insere-se na programação “Onde a Vida Acontece”, projeto cofinanciado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER.
O Festival Terras Sem Sombra, continua no sábado, às 15h, no Centro de Interpretação do Vinho de Talha, em Vila de Frades, com a iniciativa “Do Saber-Fazer ao Saber-Provar: O Vinho de Talha, Património Cultural da Humanidade”. À noite, pelas 21.30h, a igreja de S. Cucufate, em Vila de Frades recebe o concerto do ensemble português Cupertinos, intitulado “Mater Amabilis: O Culto de Maria na Polifonia Portuguesa dos Séculos XVI e XVII”, o programa reúne obras de música sacra de compositores portugueses de renome mundial, como Duarte Lobo, Fr. Manuel Cardoso, João Lourenço Rebelo ou D. Pedro de Cristo.
Na habitual ação dedicada à biodiversidade, o Terras Sem Sombra, ruma na manhã de domingo, a partir das 9.30h, à Serra do Mendro.
As explicações foram deixadas por José António Falcão, diretor-geral do Festival Terras Sem Sombra, que destacou este “fim-de-semana diferente” do festival.
José António Falcão