Terras Sem Sombra este fim-de-semana em Viana do Alentejo
Escrito por Admin RVidigueira em 11/09/2021
Viana do Alentejo recebe este fim-de-semana, o Festival Terras sem Sombra para uma jornada que celebra diferentes geografias sonoras.
Segundo revelou a Pedra Angular, organizadora do Terras Sem Sombra o destaque vai para o ensemble checo Smetana Tri, que atua esta noite, pelas 21.30h, no CineTeatro Vianense.
Esta tarde, pelas 15h, Alcáçovas, no Paço dos Henriques – o antigo Paço Real onde se celebrou o célebre Tratado de Alcáçovas, em 1479 – recebe uma “jornada em que soa o inconfundível tilintar, baço e metálico, do chocalho”. Guiados pelo antropólogo Paulo Lima e pelo mestre chocalheiro Francisco Cardoso, entre outros conhecedores do património local, os participantes na acção de património são convidados a conhecer “um dos elementos mais característicos da paisagem sonora dos territórios onde impera o pastoreio tradicional”.
No domingo de manhã, a habitual acção de biodiversidade, com ponto de encontro marcado no Jardim de Alcáçovas. Orientada por dois peritos, Cristina Branquinho (professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e por João Mendes (ambientalista), a acção incide sobre a Ribeira de PapaGalos ou de Alcáçovas – um curso de água que nasce na região de Évora e percorre 74 km, antes de desaguar já perto de Alcácer do Sal.
As explicações são de José António Falcão, director do Festival Terras Sem Sombra.