STAL lança campanha para exigir revogação do SIADAP
Escrito por Admin RVidigueira em 01/02/2021
O STAL vai lançar uma Campanha Nacional para “exigir a revogação do actual sistema de avaliação do desempenho na Administração Pública e a sua substituição por um modelo simplificado, com critérios transparentes e sem quotas”.
Segundo o STAL em nota enviada às redações, a campanha “Avaliar Sim, Siadap Não”, é apresentada amanhâ, às 14h30, em Lisboa, com as presenças de dirigentes nacionais do STAL, do Coordenador da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, Sebastião Santana, e da Secretária-Geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha.
Segundo o STAL, a iniciativa decorrerá nos próximos meses com acções de sensibilização e de luta, nomeadamente, com a recolha de assinaturas em todas as autarquias do País.
Segundo o STAL, o Sistema Integrado de Gestão do Desempenho na Administração Pública (SIADAP) foi criado em 2004 e aplicado à Administração Local a partir de 2006. Desde o início que os sindicatos do sector, em particular o STAL, contestaram este sistema de «avaliação», concebido para dificultar e em muito casos impedir a progressão dos trabalhadores.
O STAL “exige que o governo apresente um projecto de diploma sobre um novo sistema de avaliação, sem quotas, com critérios objectivos, justos e transparentes, o qual deverá ter por base a estrutura do regime de classificação de serviço anteriormente existente”.
O STAL “reclama a abertura de um processo negocial sobre a revisão do regime de carreiras que permita recuperar a estrutura de carreiras existente até final de 2008, e restabeleça a regra de progressão de três em três anos”.
As explicações foram deixadas na Rádio Vidigueira, por Vasco Santana, coordenados do STAL, em Beja.