SOLIM manifestou “preocupação e indignação” com casos de violação dos direitos humanos de imigrantes na região

Escrito por em 08/02/2022

A SOLIM – Solidariedade Imigrante manifestou em comunicado a sua “preocupação e indignação face às graves violações dos direitos humanos” das comunidades imigrantes no Alentejo.

De acordo com a Associação Solidariedade Imigrante, estas comunidades “dão um contributo insubstituível à economia e à vida social” da região, “vítimas de tráfico humano, da exploração laboral e de condições de habitação degradantes, tornaram-se um alvo fácil de violência policial”.

A Solim recorda a “agressão, sequestro e tortura de imigrantes por militares da GNR de Vila Nova de Milfontes”, bem como na “noite de passagem do Ano, duas dezenas de agentes da PSP, saídos de quatro viaturas, carregaram sobre grupos que confraternizavam na Praça da República”, em Beja.

A Solim recorda ainda o caso do agente da PSP, Eurico Santos, que continua ao serviço,  “acusado pelo Ministério Público do crime de “tortura, tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes” contra um cidadão ucraniano”, em  Novembro de 2019, na presença de outros agentes da PSP.

Segundo a Solidariedade Imigrante, “perante esta sucessão de graves violações dos direitos humanos perpetradas contra imigrantes por elementos das forças policiais, a SOLIM exige ao governo, através do MAI e da IGAI, a suspensão imediata de funções dos agentes acusados”.

A Solim justifica que “além do perigo de reincidência comprovado, estes comportamentos traduzem uma mentalidade racista e xenófoba inaceitável entre quem tem responsabilidade de velar pela segurança de todos os cidadãos, sem discriminações”.

As explicações são de Alberto Matos, da delegação de Beja da Solim – Associação Solidariedade Imigrante.

Alberto Matos


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE