Situação no Lar de São Francisco em Serpa “estabilizada”
Written by Admin RVidigueira on 14/12/2020
A situação no Lar de São Francisco, em Serpa, está “estabilizada”, anunciou a Câmara de Serpa em comunicado.
Segundo a Câmara de Serpa, desde o início do surto contabilizaram-se 75 utentes e 13 trabalhadores com teste positivo à Covid 19, e seis óbitos.
A autarquia serpense afirmou que “desde o primeiro momento” que está a acompanhar a evolução deste surto, através da Comissão Municipal de Proteção Civil.
Segundo a Câmara de Serpa, “depois de definido pela Saúde Pública, criou uma estrutura para acolher utentes do lar, instalada no Pavilhão Carlos Pinhão, em Serpa”.
Segundo revelou a autarquia serpense, a “estrutura, denominada Zona de Concentração e de Apoio à População (ZCAP), montada em menos de 24 horas, com recurso a uma empresa externa, inclui vários módulos individuais com capacidade total para receber 22 pessoas”, tendo sido “pedidas e transportadas camas, cedidas pela Segurança Social e pelo Hospital de Beja, sendo que a autarquia alugou mais 10 camas articuladas e elétricas destinadas a pessoas com mobilidade reduzida”.
Um equipamento, “suportado” pela autarquia, e que “tem um custo mensal de cerca de 7 mil euros”.
Segundo ainda a nota da Câmara de Serpa, esta faz também o “transporte da alimentação, bem como o transporte de roupas para desinfeção, da ZCAP para a Misericórdia, tendo disponibilizado “ ainda quatro casas na cidade, para os trabalhadores que fazem parte de uma brigada da Cruz Vermelha, acionada pela Segurança Social, de empresa contratada, bem como alguns trabalhadores do lar e que optaram por não regressar a casa”.