Sindicatos de Beja manifestam-se contra transferência de competências na área da educação
Escrito por Admin RVidigueira em 01/04/2022
Os sindicatos do Distrito de Beja realizam esta sexta-feira, pelas 10h, um conjunto de iniciativas junto de escolas da cidade de Beja e a partir das 11 horas junto à CIMBAL, em protesto contra a transferência de competências na área da educação para as autarquias.
Segundo o comunicado do Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS), “estas ações enquadram-se na luta que tem sido travada pelos sindicatos, no sentido de se adiar o processo de transferência de competências para as autarquias locais, promovendo, dessa forma, um debate mais alargado na sociedade portuguesa sobre educação e a escola pública em Portugal”.
De acordo com o documento enviado às redações, nas iniciativas vão estar presentes membros da União dos Sindicatos do Distrito de Beja (USCB/CGTP-IN), do Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS), do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL) e do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA).
Segundo o comunicado do SPZS, a partir desta sexta-feira, 1 de abril, “por imposição do Governo, as Câmaras Municipais e as Comunidades Intermunicipais recebem, obrigatoriamente, competências em várias áreas, nomeadamente, na área da Educação”.
A estrutura sindical de professores adianta ainda que “é inadmissível que o Estado Português se desresponsabilize de um domínio tão importante e universal como é a educação de um país”.
Para o SPZS, este “este processo de transferência de competências irá traduzir-se num maior desinvestimento da Administração Central na educação e nas escolas públicas portuguesas”.
As explicações foram deixadas na Rádio Vidigueira por Manuel Nobre, presidente do Sindicato dos Professores da Zona Sul, que afirma haver uma “incógnita” em torno deste processo, que quer ver debatido.
Manuel Nobre