Sindicato dos Enfermeiros Portugueses entregou pré aviso de greve
Escrito por Admin RVidigueira em 03/11/2022
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses entregou ontem, um pré-aviso de greve para os dias 17, 22 e 23 de Novembro.
Na última reunião com o Ministério da Saúde, a 26 de Outubro, este entregou uma proposta de projeto de decreto-lei, que foi analisada nos órgãos do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que enviou três dias depois uma contraproposta, por escrito, relativa ao projeto de decreto-lei sobre a “contagem de pontos” para efeitos de mudança de posição remuneratória.
No final da reunião de ontem, com o Ministério da Saúde sobre a reposição dos pontos para progressão na carreira, o SEP, deu nota de que “o Ministério da Saúde apenas evoluiu relativamente ao pagamento dos retroativos ser feito ainda em 2022 (75% do valor), mas não evoluiu relativamente ao momento que incide sobre o pagamento desses retroativos”.
O SEP exige que o pagamento dos retroativos seja a partir de 2018, dai ter avançado para este pré ávido de greve, mostrando contudo abertura negocial até a data do protesto.
As explicações foram deixadas por Edgar Santos, da delegação regional do Alentejo do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, que afirma que o Ministério da Saúde “regrediu nas suas propostas”, o que leva a criar algumas “injustiças”.
Edgar Santos