Serviço de Tosquia da ACOS tem vindo a crescer anualmente
Escrito por Admin RVidigueira em 10/01/2023
O Serviço de Tosquia de Ovinos prestado pela ACOS tem registado uma adesão crescente a cada ano.
Segundo revelou a Acos – Associação de Agricultores do Sul, já estão a decorrer as inscrições para a Campanha deste ano da Tosquia de Ovinos.
O serviço prestado, que “tem como propósito suprir as necessidades dos criadores e a criação de escala, envolve a disponibilização de equipas de tosquia, a concentração da lã e a respetiva comercialização”.
Segundo a ACOS, a campanha “aposta na valorização da lã dos efetivos ovinos dos seus associados” e “ao ser vendida de forma agrupada, depois de escolhida e loteada, a lã atinge preços mais elevados no mercado mundial”.
A adesão dos sócios da ACOS a este serviço tem vindo a aumentar todos os anos, registando a associação de agricultores, em 2022, “mais de 142 mil ovelhas, um número que representa mais 16 mil ovinos que no ano anterior, ou seja, cerca de 13 por cento mais”.
No que diz respeito ao volume de lã, em 2022 a ACOS reuniu cerca de 350 mil quilos para comercialização no mercado internacional, o que representa cerca de 50 mil quilos mais que no ano anterior e mais 90 mil quilos que em 2020.
De acordo com a ACOS, o serviço “integra-se numa parceria com uma cooperativa espanhola com dimensão e experiência consolidada no mercado internacional”, conseguindo a ACOS, “preços mais compensadores comparativamente aos praticados na venda isolada por cada produtor, refletindo essa vantagem para os produtores aderentes ao serviço”.
A ACOS pretende com este serviço, a “prestação de um serviço indispensável ao produtor de ovinos a preços controlados, a obtenção de melhores preços de venda da lã, o envolvimento dos criadores na produção de lã de qualidade e a maior diferenciação da lã por tipos”.