Serviço de Psiquiatria da ULSBA integra Centros de Responsabilidade Integrados de Saúde Mental
Escrito por Admin RVidigueira em 13/08/2024
O Serviço de Psiquiatria da ULSBA, EPE, integra os primeiros projetos piloto nacionais de Centros de Responsabilidade Integrados de Saúde Mental (CRI-SM), sendo a única instituição do Alentejo a fazê-lo.
Segundo revelou a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, a homologação aconteceu em julho.
Segundo a ULSBA, os Centros de Responsabilidade Integrados de Saúde Mental “são estruturas orgânicas de gestão intermédia, que visam potenciar os resultados da prestação de cuidados de saúde, melhorando a acessibilidade dos utentes e a qualidade dos serviços prestados, aumentando a produtividade, a eficácia e a eficiência dos recursos aplicados e contribuindo para elevar o nível de satisfação dos utentes e dos profissionais do SNS”.
Os CRI dispõem de autonomia organizativa e técnica, integrando-se numa lógica de trabalho em rede com outros serviços da entidade do SNS, em particular dos que compõem a ULS a que pertencem.
Compete ao Conselho de Administração (CA) da respetiva ULS aprovar a criação do CRI e nomear os respetivos profissionais.
De acordo com a ULSBA, este não é “um novo conceito, este modelo de organização já existe noutras áreas da medicina há alguns anos, sobretudo nas cirúrgicas, mas no final do ano passado surgiu nova legislação sobre CRI e no PRR um dos compromissos de Portugal foi a criação de pelo menos 15 destas estruturas na área da Saúde Mental.
“O principal objetivo é melhorar a acessibilidade e a prestação de cuidados nos domínios da promoção da saúde e prevenção e tratamento da doença mental”, segundo referiu a ULSBA.