Serpa participa no VI Encontro Transfronteiriço de Teatro de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu
Escrito por Admin RVidigueira em 27/11/2024
O grupo de teatro En(Cena) de Serpa, vai participar a partir desta quarta-feira, e até dia 29 de Novembro, no VI Encontro Transfronteiriço de Teatro de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, no Bombarral.
Segundo anunciou o Centro de informação Europe Direct do Baixo Alentejo, esta edição reúne seis escolas de Portugal e Espanha e será dedicado à Paz. Destaque para a participação do Grupo de Teatro En(Cena), da Escola Secundária de Serpa.
Serão três dias de ensaios e representações, visitas à vila do Bombarral, oficinas, conversas sobre a paz, e também de muito convívio entre Alunos e Professores do Bombarral, Alenquer, Sintra, Serpa, Santiago do Cacém e Mérida (Espanha).
No Teatro Eduardo Brazão, dia 28, às 17.30 horas, estará em cena a peça de Teatro de Sombras, com o tema “Sem arte não há paz”, pelo Grupo de Teatro Amador “Os Lendários” do Clube Recreativo Delgadense. A partir das 18:00 e até às 22.30 horas do dia 28 e no dia 29, das 10 às 13 horas, terão lugar as performances dos alunos.
O Projeto Celebrando a Democracia – Encontro Transfronteiriço de Teatro de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu – teve início em 2022 e tem como objetivo “proporcionar aos jovens um espaço para a reflexão e para o diálogo entre o Teatro e a realidade sobre a Democracia dos seus países, usando os Clubes de Teatro Escolar das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu (Serpa, Lisboa, Sintra, Alenquer, Bombarral (localidades do território do ED OLMT), Coimbra, Ansião Mérida e Santiago do Cacém) para partilhar e divulgar os sonhos, valores, princípios, inquietações e medos dos jovens sobre o futuro da Democracia e dos Valores Europeus, criando peças de Teatro para exibição nas comunidades escolares e realizando Encontros Europeus de Teatro Escolar”.
Já foram realizados cinco Encontros de Teatro organizados pelas Escolas e pelos Europe Direct que constituem o projeto: Serpa (2022), Sintra, Mérida, Beja (2023) e Coimbra (2024).