Serpa iniciou recolha de bioresiduos
Escrito por Admin RVidigueira em 09/11/2023
A Câmara Municipal de Serpa iniciou na passada semana a recolha de biorresíduos no Centro Histórico de Serpa.
Segundo anunciou a Câmara de Serpa, a recolha, na zona onde está implementado o projeto de recolha seletiva PAYT, “futuramente irá expandir-se”, ao setor doméstico e não doméstico de todo o concelho, com o objetivo de “reduzir as quantidades de resíduos que seguem para aterro”.
A Câmara de Serpa tem “previstas iniciativas e atividades de sensibilização e capacitação que contribuam para a adequada separação e correta utilização de equipamentos, bem como a entrega de contentores aos intervenientes no projeto e a aquisição de uma viatura para efetuar a recolha”.
A autarquia sublinha ainda que, em paralelo “serão criadas ferramentas de monitorização das quantidades de biorresíduos recolhidas nos dois setores, de forma a criar uma base de dados que permita prever as quantidades produzidas, em toneladas, em todo o concelho.
Estas ações, segundo o município, integram a candidatura RecolhaBio – Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos, com um custo total elegível de 182.361,14 euros, contando com o apoio financeiro do Fundo Ambiental no valor de 146 530,46 euros.
As explicações são do presidente da Câmara Municipal de Serpa, João Efigénio Palma.