SEP promove concentração no SUB de Castro Verde
Escrito por JoaquimOliveira em 15/11/2024
A delegação regional do Alentejo do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses realiza esta sexta-feira, às 9h, uma concentração junto ao Serviço de Urgência Básica de Castro Verde.
Segundo revelou o SEP em comunicado, “os repetidos encerramentos do serviço de Urgência Básica de Castro Verde preocupam os enfermeiros deste serviço e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses”.
A delegação regional do Alentejo que reuniu com os enfermeiros que prestam cuidados no SUB de Castro Verde, e posteriormente com o Enfermeiro Director da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE, “para lhe transmitir as preocupações, com as consequências para profissionais e utentes, e conhecer as medidas pensadas para a resolução do problema”.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses revela que o Enfermeiro Director “afirmou que o Conselho de Administração da ULSBA, EPE tudo tem feito para a resolução do problema, mas que não se avizinham soluções positivas para este serviço de Urgência devido à falta de fixação de médicos na ULSBA, EPE”.
O SEP aponta ainda, que “esta situação agrava a sobrelotação do Serviço de Urgência do Hospital José Joaquim Fernandes e a resposta rápida aos utentes que verdadeiramente necessitam de cuidados de um serviço de urgência central”.
Esta concentração segundo o SEP visa reivindicar, “o funcionamento em pleno do Serviço de Urgência Básica de Castro Verde; a melhoria das condições de trabalho que permitam a contratação e fixação dos profissionais, e o direito de acesso aos cuidados de saúde”.