Selmes recebe escavações arqueológicas

Escrito por em 25/05/2022

A Cooperativa Legado da Terra, está a realizar trabalhos arqueológicos na Anta do Zambujal, situada na Freguesia de Selmes, concelho de Vidigueira.

Segundo anunciou a Legado da Terra em nota de imprensa, “trata-se de um importante monumento megalítico, constituído por uma câmara e corredor em granito, com átrio, que serviu de local de enterramento para as comunidades que o construíram provavelmente há cerca de 5500/5000 anos, no final do período Neolítico”.

Os primeiros trabalhos arqueológicos na Anta do Zambujal ocorreram em 1979, mas em 2017 uma ação de desprega para preparação do terreno para plantio de olival provocou afetações que levaram à necessidade de novos trabalhos em 2018 e 2019 para avaliação dos danos ao monumento.

Segundo a Cooperativa Legado da Terra, os trabalhos em curso “têm como objetivo a caraterização da totalidade do monumento, aferir o grau de afetação sofrido e salvaguardar os contextos preservados e seus materiais”.

Segundo a Legado da Terra o concelho de Vidigueira tem cerca de uma dezena de Antas, que integram a lista do processo de classificação do Megalitismo Alentejano, recentemente proposto pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, que abrange mais de 2000 monumentos em todo o Alentejo.

Na Freguesia de Selmes, para além da Anta do Zambujal, regista-se ainda a presença de mais alguns monumentos megalíticos, “que no seu conjunto poderão vir a constituir um importante fator de valorização patrimonial deste território”.

As explicações foram deixadas na Rádio Vidigueira por Nélson Almeida, responsável pelos trabalhos em curso na Anta do Zambujal.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE