Seca aumentou no Baixo Alentejo

Escrito por em 09/11/2021

A seca aumentou no mês de Outubro no Baixo Alentejo.

De acordo com o boletim climatológico  do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o tempo quente e a falta de chuva desencadeou um aumento da intensidade da seca no Baixo Alentejo e Algarve, com alguns locais na classe de seca severa.

Segundo revela o Instituto Português do Mara e da Atmosfera, através do índice meteorológico de seca (PDSI), no final de outubro, 40% de Portugal continental estava em chuva fraca, 31,8% normal, 13,6% em seca fraca, 11, 6% em seca moderada e 3% em seca severa.

Em setembro, 48,6% de Portugal continental estava em situação normal, 37,8% em seca fraca, 8,6% em chuva fraca e 5% em seca moderada.

O instituto classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre “chuva extrema” e “seca extrema”.

Segundo revelou o Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, outubro deste ano registou temperaturas acima do normal em relação à temperatura do ar classificando-se assim como “muito quente”.

Segundo o IPMA o “valor médio da temperatura média do ar, 17.73 °C, foi o 6.º mais alto desde 2000”, tendo o mais elevado de sempre sido alcançado em “2017 com 19.57 °C”.

O “valor médio de temperatura máxima do ar, 23.69 °C, foi superior ao valor normal, + 2.46°C, sendo o 5.º valor mais alto desde 2000 (mais alto em 2017, 27.11 °C)”, já o “valor médio de temperatura mínima do ar, 11.77 °C, foi 0.58 °C superior ao valor normal”.

O menor valor da temperatura mínima foi registado nos dias 24 e 28 de outubro em Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, (0,2 graus) e o maior valor em Mora (Évora) no dia 7 com 34,2 graus.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE