São Cucufate recebe I encontro da série internacional Antropocénica
Escrito por Admin RVidigueira em 03/10/2022
As Ruinas Romanas de São Cucufate, em Vila de Frades, concelho de Vidigueira, recebem no dia 9 de Outubro, pelas 16h, o I encontro da série internacional Antropocénica.
O anúncio foi feito pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, que é a par do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra, um dos organizadores deste primeiro encontro.
Segundo a Direção Regional de Cultura do Alentejo, “Antropocénica é uma série internacional de encontros que emerge da interação entre Filosofia, Arqueologia e Arquitetura, motivando diversas áreas do conhecimento para o debate crítico das cenas do drama humano no teatro do mundo em mutação”.
Durante os três anos de Antropocénica, serão entrevistados elementos que integram a respetiva Comissão Científica e convidados, sobre os temas, eixos, conceitos e atividades culturais no contexto de realização desta série internacional de encontros.
As entrevistas serão gravadas em áudio e editadas como episódios de três temporadas de podcasts (2022, 2023 e 2024). O primeiro podcast, com a entrevista ao fotógrafo e fotojornalista Lalo de Almeida, no Teatro Oficina, em São Paulo, inaugura a primeira temporada de podcasts e já pode ser ouvido no website de Antropocénica.
A Câmara Municipal de Vidigueira é um dos parceiros institucionais da iniciativa.
A iniciativa em São Cucufate apresenta uma palestra com Adriana Veríssimo Serrão {Ruína Histórica e Ruína Metafísica}, seguido de uma visita guiada às Ruínas da Villa Romana de São Cucufate com a arqueóloga Maria da Conceição Lopes.
A terminar, pelas 18.30h, a Sessão Especial de Encerramento de Antropocénica 2022 com o Coordenador Geral Dirk Michael Hennrich, com a exibição dos filmes “Amanã” e “Curupira e a Máquina do Destino”, com presença dos realizadores, Silvio Cordeiro e Janaina Wagner respectivamente.