Requalificação do edifício Ex-Grémio da Lavoura em Moura concluída

Escrito por em 10/02/2021

Está concluída a empreitada de requalificação do edifício classificado “Ex-Grémio da Lavoura” – Centro Documental da Oliveira.

Segundo divulgou a Câmarta Municipal de Moura, o edifício, localizado na Praça Gago Coutinho, em Moura, encontra-se classificado pela Direção Geral do Património Cultural como Conjunto de Interesse Público com ZEP (Zona Especial de Proteção), “constituindo um expressivo exemplar da arquitetura do final de Oitocentos, dotado de pátio ajardinado, salas com pinturas murais e diversos elementos estruturais e ornamentais de grande interesse”.

Segundo a Câmara de Moura, com esta intervenção agora concluída, a autarquia “pretendeu  salvaguardar o edifício, adquirido em 1999, e qualificar a sua presença urbana através de uma intervenção de substituição de cobertura e de intervenção nas fachadas, incluindo paramentos e vãos. Já durante a execução dos trabalhos, devido ao facto das condições estruturais do edifício estarem consideravelmente mais degradadas do que o previsto em projeto, houve a necessidade de efetuar a reformulação do mesmo, ao nível do reforço estrutural, com a execução de novos tirantes”.

A Câmara de Moura refre que esta “empreitada incluiu uma intervenção imprescindível no que toca ao reforço estrutural do edifício, bem como do lanternim, pois apresentava um elevado estado de degradação”, bem como a impermeabilização dos terraços e o revestimento dos mesmos com tijoleira cerâmica.

Segundo a autarquia a  requalificação do edifício representou um investimento total de 671.975,79 euros, beneficiando de uma taxa de cofinanciamento de 85% sobre o investimento elegível (€537.228,27), no âmbito do Programa Alentejo 2020.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE