Reabilitação da Basilica Real de Castro Verde avança para a fase mais importante

Escrito por em 10/08/2021

Tem lugar esta terça-feira, pelas 11h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castro Verde, a assinatura do Auto de Consignação das obras de reabilitação da Basílica Real de Castro Verde.

Segundo anunciou a Câmara de Castro Verde trata-se da “fase mais importante”, que contempla a conservação e o restauro do teto pintado em madeira, “ num investimento de 310.000,00 euros(+IVA), fruto da articulação entre a Paróquia de Castro Verde, a Câmara Municipal e a SOMINCOR”.

Segundo a Câmara de Castro Verde, “o investimento tem garantido um apoio de 75% de fundos comunitários, no âmbito do Programa Alentejo 2020, tendo os 15% da comparticipação nacional sido assumidos pela empresa mineira SOMINCOR, ao abrigo da Lei do Mecenato”.

A Câmara de Castro Verde destacou ainda que a Basílica Real tem concluídas duas importantes intervenções de requalificação. A 1ª fase contemplou a limpeza manual do telhado, o arranjo de portas e janelas e a pintura total do monumento, num investimento superior a 65 mil euros.

A 2ª fase, por sua vez, consistiu na recuperação do coro alto e do nártex, num investimento superior a 50 mil euros

A requalificação da Basílica Real de Castro Verde decorre no âmbito de uma parceria entre a Paróquia de Castro Verde e a Câmara Municipal, contando com a cooperação da SOMINCOR e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

A Câmara de Castro Verde avançou ainda que “nas duas fases já concretizadas da intervenção, o Município assegurou apoio técnico, fiscalização e um apoio financeiro global superior a  45.000 euros”.

As explicações são de António José Brito, presidente da Câmara de Castro Verde diz tratar-se de uma intervenção “muito importante” naquele que é o monumento mais “simbólico e importante” do concelho.

António José Brito


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE