PS de Vidigueira acusa CDU de “gestão ruinosa” na Câmara Municipal
Written by Admin RVidigueira on 30/04/2024
O PS de Vidigueira acusou o executivo CDU na Câmara Municipal de “gestão ruinosa”.
Em comunicado de imprensa enviado esta terça-feira, o PS de Vidigueira, diz ter demonstrado na Assembleia Municipal de ontem, “a sua preocupação pela gestão CDU do Município de Vidigueira expressa pelos dados do Relatório de Prestação de Contas de 2023”.
Segundo o PS de Vidigueira, apesar do documento “tecnicamente bem elaborado”, pelos funcionários do município dedicados a este tema, o mesmo “revela, espelha a má gestão da CDU dos últimos anos”.
O PS Vidigueira “não se revê” neste modelo, uma vez que segundo os socialistas, “não apresenta uma estratégia política definida que coloque, de vez, o concelho de Vidigueira na rota de um desenvolvimento sustentado e assente em projetos estruturantes no curto, médio e longo prazo”.
Nesta Prestação de Contas 2023 o PS de Vidigueira diz existir “um aumento dos valores transferidos do Estado para o município, que também transfere para as freguesias e com valores destinados às famílias e educação, contrariando o discurso que só há transferência de encargos e não de dinheiro para os municípios”.
O PS de Vidigueira afirma que “o município viola a Lei e não cumpre com a Regra de Equilíbrio Orçamental, com uma variação negativa superior a 442mil euros, e que se verifica um aumento do passivo e um resultado Operacional negativo, bem como resultado Líquido do exercício negativo de 1 129 227.36 euros”, o que a “somar aos exercícios anteriores de governação CDU, cria um buraco de mais de 7 milhões de Euros”, o que segundo o PS de Vidigiueira, é o “pior registo desde que há memória”.
O PS de Vidigueira acusa o presidente da autarquia de viver “num estado de “orgulhosamente só”, apontando um “executivo CDU sem liderança, e cada vez mais fragilizado”, e com “falta de solidariedade institucional, entre os eleitos”.
As explicações são de Norberto Fialho, eleito do PS na Assembleia Municipal de Vidigueira, que deixa duras criticas à gestão da CDU na Câmara de Vidigueira, falando em “incumprimento da lei”, dizendo estar “preocupado com o futuro” do concelho.