PS critica Presidente de União de Freguesias de Beja devido a publicação
Escrito por MarcoAbundancia em 07/01/2026
A concelhia de Beja do Partido Socialista considera “inaceitável” que o Presidente da União de Freguesias de Beja (Salvador e Santa Maria da Feira), recorra à página institucional da autarquia para fazer troça e ataques políticos ao anterior executivo.
Em comunicado a concelhia de Beja do PS, afirma que “esse não é o papel de um órgão público e muito menos, o de um Presidente de Junta”, apontando a . a situação do cartaz descrita na referida publicação, como “um constrangimento técnico” da empresa responsável.
A concelhia socialista acusa o autarca, de optar por “expor o caso publicamente com ironia e ridicularização”, questionando se “será esta a posição do atual Presidente perante a enorme quantidade de propaganda política que existe na cidade, adotando a mesma posição, na forma de reclamar a sua retirada, independentemente da cor política?”.
O PS questiona ainda se “a CDU se revê na referida publicação, e no comportamento do Presidente da Junta de Freguesia, uma vez que o executivo também é composto por um elemento dessa coligação”.
Os socialistas consideram que “o uso de canais oficiais para descredibilizar adversários políticos constitui um grave desvio aos deveres de neutralidade, imparcialidade e respeito institucional, além de revelar falta de transparência e de sentido democrático”.
Para a concelhia de Beja do PS, “esta atuação não dignifica o cargo exercido nem contribui para um debate político sério”, sublinhando que “a comunicação institucional deve servir os cidadãos, não ser usada como instrumento de propaganda ou ajuste de contas políticas”.
Em causa, está uma publicação alusiva ao cartaz dos candidatos do PS nas últimas eleições autárquicas à Câmara e União de Freguesias de Beja, que ainda não foi retirado.