PS apresenta projeto de resolução a recomendar a conclusão da modernização da Linha do Alentejo

Escrito por em 24/02/2021

O Grupo Parlamentar do PS entregou na Assembleia da República um projeto de resolução em que recomenda ao Governo que sejam feitos investimentos na ferrovia.

Segundo revelou o Grupo Parlamentar do PS em nota de imprensa, no projeto de resolução que recomenda ao Governo a modernização da Linha do Alentejo, os deputados do PS eleitos pelo distrito de Beja, Pedro do Carmo e Telma Guerreiro, “pretendem que a conclusão da sua eletrificação seja incluída no Plano Ferroviário Nacional e que seja ainda assegurado “um serviço de passageiros que promova a coesão e reduza o isolamento dos concelhos do Alentejo”. Os parlamentares recomendam ainda que o Governo “estude a viabilidade e o trajeto da ligação ferroviária ao Aeroporto de Beja”.

Segundo o grupo parlamentar do PS, o projeto de resolução foi também subscrito pelos deputados de Évora Luís Capoulas Santos e Norberto Patinho, assim como pelo coordenador dos socialistas na comissão de economia, Hugo Costa, e o vice-presidente da bancada com a tutela desta área, Carlos Pereira.

Os parlamentares deputados lembram que, “foi requalificada a Linha do Alentejo no seu troço entre Bombel/Vendas Novas e Casa Branca, bem como o Ramal de Évora entre Casa Branca e a capital de distrito”, apontando que este investimento, concluído em 2011, “permitiu a renovação de toda a linha naqueles troços, eletrificação, instalação de novos sistemas de sinalização eletrónica e controlo de velocidade e supressão de passagens de nível”, mas “deixou de fora a ligação a Beja”, ficando a população de Alvito, Cuba e Beja “com uma infraestrutura degradada e um serviço de passageiros lento”.

Segundo o grupo parlamentar do PS, em virtude desta necessidade, “o Governo inscreveu no Programa Nacional de Investimentos 2030, num pacote mais alargado denominado por “Modernização das ligações ferroviárias a Beja e a Faro”, a modernização do troço Casa Branca-Beja, com um prazo de conclusão máximo até 2025”.

Os deputados socialistas consideram que “é preciso afirmar a ligação a Beja como estratégica para o Alentejo e para o País, e como uma ligação estruturante da rede ferroviária nacional”, defendendo que a modernização e eletrificação do troço Casa Branca-Beja-Funcheira seja inscrita no Plano Ferroviário Nacional que o Governo terá de apresentar à Assembleia da República durante o primeiro trimestre deste ano.

O documento recomenda “que seja inscrita no Plano Ferroviário Nacional a conclusão da modernização e eletrificação da Linha do Alentejo; que se assegure um serviço de passageiros que promova a coesão e reduza o isolamento dos concelhos do Alentejo; “que se estude a viabilidade e o trajeto da ligação ferroviária ao Aeroporto de Beja”.

As explicações são de Pedro do Carmo, deputado do PS eleito por Beja, que diz tratarem-se de investimentos “vitais” para a região.

Pedro do Carmo


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE