Projeto Id.E.A. está a criar empreendedores nas escolas do Baixo Alentejo
Escrito por Admin RVidigueira em 14/03/2023
Mais de 200 alunos de 14 turmas do ensino secundário e profissional, dos Agrupamentos de Escolas de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Mértola e Ourique, participam no projeto Id.E.A. Idealiza, Empreende e Atua.
O projeto promovido pela ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola e com financiamento exclusivo da SOMINCOR, tem como objetivos “estimular a inovação, o pensamento crítico e o espírito de iniciativa, e dotar os alunos com ferramentas e competências-chave para o empreendedorismo”. Segundo revelou a a ADPM, a segunda edição do Id.E.A. arrancou no início do corrente ano letivo e no final do ano, os alunos são desafiados a apresentar o seu projeto num concurso de ideias realizado a nível regional.
Segundo anunciou a ADPM, o “processo inicia-se com um diagnóstico participado dos principais problemas ambientais e sociais que os alunos observam, quer na escola, quer na sua comunidade”, idealizando posteriormente soluções em formato projeto e identificando as etapas necessárias para a sua implementação.
Seguem-se várias sessões temáticas, em que os alunos vão desenvolvendo os seus projetos e recebem formação específica, sendo também inspirados por outros empreendedores nas “Mostras Empreendedoras”, participando num bootcamp regional de empreendedorismo e inovação.
No final do ano letivo, os alunos têm oportunidade de apresentar e defender os seus projetos no “Concurso de Id.E.A.’s”. A primeira fase decorre na primeira semana de Maio em cada escola, para eleger o projeto finalista que vai representar o Agrupamento. A final regional é disputada em Beja, onde são escolhidos os projetos vencedores.
Os 3 projetos/ideias melhor classificados recebem um prémio para a sua implementação.
O projeto I.d.E.A é promovido pela ADPM e financiado exclusivamente pela SOMINCOR – Sociedade Minas de Neves Corvo