Projeto Guardiões reuniu com a CIMBAL
Written by Admin RVidigueira on 16/11/2023
O projeto GUARDIÕES reuniu a semana passada, com a CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.
Segundo revelou o projeto Guardiões, o encontro deu a “conhecer o novo portefólio de medidas de ação ambiental, pensadas para os municípios alentejanos implementarem, com o objetivo de mitigar o impacto das alterações climáticas nos seus territórios”.
Os projetos, desenvolvidos pelo GUARDIÕES, abrangem diversas áreas de atuação como a Agricultura e Florestas, Biodiversidade e Paisagem, Mobilidade Sustentável, Recursos Hídricos, Qualidade do Ar e Resíduos.
Jorge Martins, gestor do GUARDIÕES, alerta que “o Alentejo tem sido um dos territórios mais afetados pelo impacto das alterações climáticos, o que torna ainda mais premente a necessidade de implementar estratégias para potenciar o desempenho ambiental da região”.
Segundo o projeto Guardiões, os projetos desenvolvidos e apresentados poderão ser implementados nos 13 concelhos da CIMBAL – Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira – , “adaptando-se às necessidades de cada território”.
O Projeto GUARDIÕES tem como objetivo “gerar elevado impacto na sensibilização e informação da sociedade civil para o problema das alterações climáticas, gerando conteúdos, promovendo ações junto das pessoas, procurando apresentar soluções que possam fazer da região Alentejo um exemplo na descarbonização da economia e na transição para uma economia mais circular e sustentável”.