Projeto da ULSBA venceu SNS Awards

Escrito por em 18/10/2023

O projeto da Equipa de Psiquiatria Geriátrica da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo foi o vencedor dos SNS Awards na categoria “Colaboração Comunitária”.

Segundo a ULSBA, o distrito de Beja é um território vasto, predominantemente rural, com rede insuficiente de transportes públicos e de cuidados de saúde, uma população envelhecida (devido a êxodo rural ou emigração) e com 2,5% de prevalência de Demência”.

Neste contexto, a equipa iniciou em 2022 um projeto de intervenção comunitária que engloba, ações de formação para cuidadores informais em Juntas de Freguesia; formação de Profissionais das ERPI (enfermagem, terapia ocupacional e serviço social); teleconsulta para ERPI; consulta Presencial, com deslocação da equipa clínica às ERPIs.

De acordo com a ULSBA, “até à data, esta estratégia de articulação com autarquias e sector social tem permitido ganhos importantes a nível de formação de profissionais para intervenção em utentes com Demências; eficiência da utilização de recursos do SNS, e prestação de cuidados diferenciados a uma população vulnerável, dispersa e que sem atuação atempada exige elevada utilização de recursos hospitalares (urgência e internamento).

Os Prémios do Serviço Nacional de Saúde (SNS), também designados por SNS Awards, são distinções atribuídas pela Direção Executiva do SNS a profissionais ou equipas que tenham contribuído para o desenvolvimento do SNS, durante os 12 meses anteriores.

Os prémios pretendem “reconhecer, incentivar e inspirar a excelência no SNS em todos os seus profissionais, destacando as pessoas e equipas que constroem o SNS todos os dias, sendo a votação restrita aos Profissionais da saúde”.

As explicações foram deixadas na Rádio Vidigueira, por Ana Matos Pires, diretora do Departamento de Saúde Mental e do Serviço de Psiquiatria da ULSBA, que explicou o caráter comunitário deste projeto, que pretende estar “o mais próximo das pessoas”.

Ana Matos Pires


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE