Projeto Cuidar+ da Cáritas escolhido pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escrito por Admin RVidigueira em 06/11/2023
A Cáritas Diocesana de Beja viu o seu programa Cuidar +, ser escolhido, pela Fundação Calouste Gulbenkian, para o novo ciclo de programação.
Segundo anunciou a Cáritas de Beja, o programa foi escolhido para a iniciativa Gulbenkian Home Care, que “desenvolve-se em torno da preservação das capacidades intrínsecas e funcionais das pessoas idosas, e com o envelhecimento vivido em casa e na comunidade, através da implementação de intervenções integradas com cuidados de saúde, sociais e cuidados de longa duração”.
Esta iniciativa da FCG tem por base as recomendações das Nações Unidas para a década do Envelhecimento Saudável (2021/2030), e está alinhado com o Plano Nacional Saúde 2030.
A Cáritas Diocesana de Beja foi uma das entidades a nível nacional que viu aprovada a candidatura que concebeu e submeteu a este programa da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) com o projeto CUID@r +.
O projeto da Cáritas de Beja, “pretende o desenvolvimento de um modelo de cuidados integrados de saúde e apoio social no âmbito do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) da Cáritas Diocesana de Beja, bem como o reforço da capacidade de intervenção” em trabalhar na área do envelhecimento, tendo o objetivo da “promoção dos índices de saúde e bem-estar das pessoas idosas que acompanhamos, retardando a sua institucionalização”.
Promover a transição digital do Serviço de Apoio Domiciliário, com a digitalização do serviço, assim como incluir algumas tecnologias que podem contribuir para uma melhor autonomia das pessoas idosas é outro dos objectivos, segundo a Cáritas de Beja.
As explicações são de Mariana Côco, coordenadora deste projeto da Cáritas Diocesana de Beja, que realçou a importância deste projeto, na melhoria do Serviço de Apoio Domiciliário.
Mariana Côco