Projeto Alqueva Sustentável vai até Vila de Frades
Escrito por MarcoAbundancia em 06/11/2026
O Projeto Alqueva Sustentável promove, no próximo dia 11 de novembro, um Dia Aberto na Gerações da Talha, em Vila de Frades.
Segundo anunciou a EDIA, o programa é dedicado à produção vitivinícola, ao património e à valorização das tradições locais.
O Centro Interpretativo do Vinho de Talha, é o ponto de partida, seguindo-se uma visita à adega Gerações da Talha, onde Teresa Caeiro partilhará a história, práticas e tradições de um projeto familiar.
Segundo refere a EDIA, ao dar a conhecer a experiência da Gerações da Talha, o Dia Aberto pretende promover a reflexão sobre o contributo da produção vitivinícola e da preservação do património para a sustentabilidade das atividades económicas locais.
A escolha do Dia de São Martinho confere um significado particular ao encontro, associando a partilha de conhecimento a uma tradição profundamente ligada ao vinho e à cultura popular.
A iniciativa integra-se no Projeto Alqueva Sustentável, promovido pela EDIA, em parceria com o NERBE/AEBAL e o NERE, que visa incentivar a adoção de práticas sustentáveis nos setores agrícola, agroindustrial e turismo, valorizando os recursos e promovendo a inovação no território de Alqueva.
O projeto conta com o cofinanciamento dos programas Alentejo 2030 e Portugal 2030, no âmbito da União Europeia.
