Professores e trabalhadores não docentes estão hoje em greve
Escrito por Admin RVidigueira em 03/03/2023
Os trabalhadores não docentes de todo o país e os professores das escolas a sul de Leiria, estão esta sexta-feira, em greve.
A paralisação dos não docentes foi convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, cujos profissionais reivindicam a criação de carreiras específicas de auxiliar de ação educativa, assistente de ação educativa e administração escolar, bem como valorização da carreira de técnico superior e a vinculação de todos os técnicos especializados.
Aqueles profissionais querem de igual forma, a revisão da portaria de rácios e a dotação de pessoal não docente, de forma a corresponder às necessidades das escolas.
No que diz respeito aos professores, continua esta sexta-feira, a greve de dois dias convocada por uma plataforma de nove organizações sindicais, incluindo as federações nacionais de Professores (Fenprof) e Educação (FNE), com o protesto a incidir nos professores das escolas dos distritos de Leiria para sul.
Em Beja, na escola EB 2.3 Santa Maria, vai marcar presença, outros dirigentes do SPZS, Paulo Félix membro do Conselho Nacional da FENPROF.
As escolas terão, no entanto, de assegurar serviços mínimos, decretados na segunda-feira pelo tribunal arbitral.