Prémio Literário Fialho de Almeida anuncia vencedor
Escrito por Admin RVidigueira em 07/05/2024
A Câmara Municipal de Cuba e a Associação Cultural Fialho de Almeida divulgaram esta terça-feira, o vencedor da segunda edição do Prémio Literário Fialho d’Almeida, este ano atribuído a Miguel Ângelo Masmorra Rabino, com a obra “Labirinto e outras ficções”.
No dia em que se assinala o 167º aniversário do nascimento de Fialho de Almeida, 7 de Maio, a Câmara de Cuba divulga ainda a atribuição de uma par Menção Honrosa à coletânea de contos “Era uma vez”, de Joaquim da Conceição Barão Rato.
Criado em Junho de 2019, para prestar “homenagem ao escritor”, o objetivo, segundo a autarquia cubense, é “fomentar o gosto pela leitura e pela escrita, promovendo, defendendo e valorizando a Língua Portuguesa, ao mesmo tempo que se destina também à promoção da criação literária”.
Foram aceites a concurso obras na modalidade de coletânea de contos, tendo sido privilegiadas as temáticas diretamente relacionadas com a região Alentejo.
Ao vencedor será entregue um prémio no valor pecuniário de 3 mil euros e a sua obra será publicada numa editora de reconhecido mérito, sob coordenação da Biblioteca Municipal de Cuba e da Associação Cultural Fialho de Almeida, constando na edição a referência ao Prémio.
As explicações são do presidente da Câmara de Cuba, João Português, que deixou os objetivos deste concurso.
A Sessão de entrega dos Prémios e de apresentação da obra vencedora será realizada no mês de Outubro de 2024, em data a definir.