Pós Graduação do IPBeja gerou o primeiro produto
Escrito por Admin RVidigueira em 28/11/2022
O Instituto Politécnico de Beja (IPB) em parceria com a ML Consultoria, EDIA e a Olivum projetou e realizou a Pós-Graduação “Gestão Sustentável do Sector Olivícola” que decorreu de maio a novembro do presente ano.
Segundo revelou o IPBeja em comunicado, este curso direcionado a executivos e/ou agentes do sector olivícola teve lotação esgotada nesta sua primeira edição e contou com diversos docentes convidados de universidades portuguesas e espanholas, tal como empresários e representantes institucionais de entidades relevantes no sector que transmitiram conhecimento e partilharam a sua experiência com os alunos.
Um dos estudantes desta Pós-Graduação foi Eugénio Tavares d’Almeida, natural de Serpa e empresário agrícola que na sua exploração diversificada implementou em 2019 um moderno olival em sebe em modo ecológico.
Eugénio Tavares d’Almeida é também, diretor do Museu do Relógio em Serpa com um Pólo em Évora e criou “um conceito de homenagem ao azeite através da sua paixão relojoeira”, através de um “relógio intemporal de estilo moderno e informal”.
Segundo o IPBeja no dia 30 de novembro, o Museu do Relógio irá apresentar aos “Amigos do Museu” e convidados o seu próximo relógio denominado “Az-zait” – que em árabe ancestral significa “sumo de azeitona” – evento este que decorrerá no mais moderno lagar da península ibérica, o Olibest, em Serpa.
Esta empresa foi parceira na criação de um azeite premium de aroma frutado e picante, numa edição limitada que acompanhará o relógio em estojo de madeira, num packaging muito “green”.
O “Az-zait” só poderá ser adquirido num dos Museus, Serpa e Évora ou online no website desta instituição.
Ainda no âmbito deste tributo, o Museu do Relógio fez uma parceria institucional com a Casa do Azeite e irá promover vários eventos gastronómicos onde o azeite e o relógio serão os principais ingredientes. Estes eventos de edição limitada serão denominados “Jantar de Az-zait” e o primeiro irá decorrer em Lisboa no dia 16 de dezembro de 2022 na Casa do Alentejo. Segundo ainda o IPBeja, estão abertas as inscrições para a segunda edição da mesma pós-graduação, que irá decorrer de fevereiro a maio de 2023.
Isabel Patanita, coordenadora da pós-graduação “Gestão Sustentável do Setor Olivicola”, diz ser motivo de “orgulho” a criação deste produto por parte de um aluno.
Isabel Patanita