Portugal ganha oito prémios no 12º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja
Escrito por Admin RVidigueira em 18/04/2023
Portugal ganha oito prémios no 12º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja.
Segundo anunciou a ACOS – Associação de Agricultores do Sul, em 27 premiados, incluindo menções honrosas, Portugal conquistou 8 distinções no 12º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, seguido de Espanha com 7, Itália com 6 e ainda Israel, Brasil e Argentina.
Segundo avançou a organização, de entre os cerca de 100 azeites concorrentes, Portugal assegurou o 1º prémio na categoria de Frutado Verde Ligeiro, tendo arrecadado ainda nesta categoria o 3º prémio e duas menções honrosas. Na categoria de frutado maduro conquistou o 3º lugar e as três menções honrosas.
O Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja mantém-se há vários anos no primeiro lugar do ranking dos melhores concursos do mundo, e pretende, segundo a organização, “incentivar a aposta na qualidade dos azeites, o aumento do seu consumo e a conquista de mercados internacionais”.
Constituído por cerca de 30 elementos de diferentes países, o júri é presidido por José Gouveia, especialista em azeites.
O concurso é organizado pela ACOS em colaboração com a Casa do Azeite, com o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola.
As explicações são de Mariana Matos, secretária geral da Casa do Azeite, que fala em mais uma edição de “sucesso”.
Reprodutor de áudioA entrega dos prémios aos vencedores vai ocorrer em cerimónia agendada para a Ovibeja, no dia 29 de abril, às 13h00, no Auditório ACOS, Pavilhão Terra Fértil.