Portugal entrou em Estado de Calamidade e há novas restrições devido à covid-19
Escrito por Admin RVidigueira em 01/12/2021
Portugal está desde a meia note, no Estado de Calamidade, decretado pelo Governo, na sequência da subida dos casos de covid-19 no país.
O Governo anunciou na semana passada, após Conselho de Ministros, um conjunto de medidas preventivas que visam conter o crescimento da pandemia nas próximas semanas.
A partir desta quarta-feira, será declarado o Estado de Calamidade para todo o território nacional continental com a recomendação da testagem regular; teletrabalho, sempre que as funções o permitam.
A partir de hoje, volta o uso obrigatório de máscara em todos os espaços fechados e em todos os recintos não excecionados pela DGS; a apresentação do certificado digital será obrigatória no acesso a restaurantes; estabelecimentos turísticos e alojamento local; eventos com lugares marcados; ginásios.
Outra das medidas é a exigência de teste negativo obrigatório (mesmo para as pessoas vacinadas) no acesso a visitas a lares; visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde; grandes eventos sem lugares marcados (ou em recintos improvisados) e recintos desportivos; discotecas e bares.
No que diz respeito às fronteiras, é exigido teste negativo obrigatório para todos os voos que cheguem a Portugal; sanções fortemente agravadas para as companhias aéreas.
Para a semana de 2 a 9 de janeiro, que será de contenção dos contactos existentes na época festiva, serão adotadas regras específicas como o teletrabalho obrigatório, sempre que as funções o permitam, recomeço das aulas a 10 de Janeiro, encerramento de discotecas e bares.