Portugal entra na última fase do desconfinamento
Escrito por Admin RVidigueira em 01/10/2021
Portugal avança esta sexta-feira, para a última fase do levantamento das restrições impostas para a controlar a pandemia.
Segundo anunciou a semana passada António Costa, a partir desta sexta-feira, “data em que se prevê que mais de 85% da população portuguesa esteja completamente vacinada contra a Covid-19” , serão adotadas medidas como a “abertura de bares e discotecas com certificado digital; restaurantes deixam de ter limite máximo de pessoas por grupo; fim da exigência de certificado digital para acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos ou alojamento local, bingos, casinos, aulas de grupo em ginásios, termas e spas; fim dos limites de lotação, para casamentos e batizados; comércio; espetáculos culturais”.
Neste conjunto de medidas está também a “obrigatoriedade de apresentação do Certificado Digital Covid UE para viagens por via aérea ou marítima; visitas a lares e estabelecimentos de saúde; grandes eventos culturais, desportivos ou corporativos; bares e discotecas”.
O uso da máscara vai continuar a ser obrigatório em transportes públicos; lares; hospitais; salas de espetáculos e eventos e grandes superfícies.
A venda e consumo de álcool na via pública é outra das restrições que também termina, assim como os limites em matéria de horários que tinham sido impostos devido à pandemia.
Os recintos desportivos vão deixar de ter restrições de lotação, de acordo com a atualização da norma da DGS, que mantém a obrigatoriedade de certificado de vacinação contra a covid-19 e do uso de máscara.