Portugal é o país do mundo que produz azeite de melhor qualidade

Escrito por em 10/07/2024

Portugal é o país do mundo que produz azeite de melhor qualidade graças às melhorias significativas nas infraestruturas e práticas de produção que permitiram que, em 2022, 98% do azeite português fosse classificado como Virgem ou Virgem Extra.

Estas são conclusões do estudo ‘Olivicultura: O motor da (r)evolução agrícola nacional’, desenvolvido pelo consórcio Consulai e Juan Vilar Consultores Estratégicos para a Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal – OLIVUM.

Segundo a OLIVUM, que cita o estudo, que tem agora a sua primeira atualização desde 2019, “Portugal será o terceiro maior país produtor de azeite do mundo, dentro de aproximadamente dois anos”, uma vez que nas “últimas quatro campanhas, o aumento de produtividade nacional foi muito superior à dos outros principais países produtores, o que permitiu uma evolução do 9.º para o 6.º maior produtor”.

Segundo a OLIVUM, “os aumentos na produção e na qualidade de azeite português devem-se, em grande medida, ao facto de os lagares nacionais terem beneficiado, ao longo das últimas décadas, de um forte investimento industrial em tecnologia”.

De acordo com a OLIVUM, a produção de azeitona em Portugal aumentou “mais de 250% entre 2011 e 2021, e permitiu triplicar a produtividade média dos olivais desde há 20 anos, resultado da introdução de novas técnicas de produção, como o regadio, que conduziram a uma maior rentabilidade da azeitona”.

O estudo revela ainda, segundo a OLIVUM,  que a adoção de boas práticas não se limita apenas ao aumento da produção e qualidade do azeite nacional, mas tem também impacto significativo na sustentabilidade.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background

COMUNICADO


A Rádio Vidigueira iniciou este ciclo de entrevistas no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, partindo de um princípio claro: -Valorizar a democracia local, contribuir para o esclarecimento da comunidade e assegurar a igualdade de oportunidades entre todas as candidaturas.

Fazemo-lo com sentido de missão, proximidade e serviço público, mesmo, a exemplo de outras rádios locais, enfrentando as dificuldades materiais, financeiras e humanas que são conhecidas.

Infelizmente, hoje não conseguimos fazê-lo. Infelizmente, hoje ocorreu uma situação alheia à nossa vontade, ao nosso adn: -Por razões de ordem técnica, falhou o sistema de gravação e de backup, e a entrevista ao candidato Ricardo Bonito (PS) não ficou registada.

LER COMUNICADO NA INTEGRA

This will close in 20 seconds

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE