Portugal continua em Situação de Alerta até 21 Julho
Escrito por Admin RVidigueira em 20/07/2022
Portugal vai continuar em Situação de Alerta até dia 21 de Julho, devido ao perigo de incêndio florestal
O anúncio foi feito ontem, pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, que adiantou ainda que a situação será reavaliada no mesmo dia.
Segundo justificou em declarações aos jornalistas no final da reunião na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, para esta decisão contribuiu “a auscultação de todos os agentes e estruturas da Proteção Civil, e muito particularmente a avaliação feita pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera”.
Segundo anunciou José Luis Carneiro mantém-se a proibição do acesso da circulação e da permanência no interior dos espaços florestais, assim como da realização de queimadas e de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção das situações de combate aos incêndios e de operações de rechega.
Como exceção às proibições, está a colheita de cereais, que agora tem prevista outra janela horária, depois dos pedidos dos agricultores, nomeadamente da Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo, vigorando entre as 7h e as 11h da manhã, e entre as 18h e as 23h.