Plataforma Cidadã enviou missiva à ministra Mariana Vieira da Silva para aproveitar PRR para a ferrovia no Alentejo
Escrito por Admin RVidigueira em 24/04/2023
A Plataforma Cidadã “Sim O Aeroporto de Beja é Parte da Solução” defende que o PRR deve “financiar a ferrovia no Alentejo”.
A Comissão Dinamizadora enviou à Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, uma missiva onde no qual fundamenta a importância estratégica e de interesse nacional da modernização e eletrificação do troço ferroviário entre Beja-Ourique/Funcheira e da variante da Linha do Alentejo ao Aeroporto de Beja e se propõe a consideração destas obras para financiamento no quadro da reprogramação do PRR.
Segundo revelou a Comissão Dinamizadora, o texto enviado foi subscrito por um conjunto de cidadãos e cidadãs defensores do interesse nacional e do desenvolvimento e coesão territorial entre todo o Sul e o Centro e Norte do País, entre os quais os responsáveis das principais instituições económicas sediadas no Distrito de Beja, elementos de entidades pertencentes ao poder regional e local, elementos do Grupo Dinamizador da Plataforma Cidadã e outros técnicos.
A Plataforma Cidadã sublinha “que é ao Governo da República que cabe tomar as decisões, definir as prioridades e gerir a aplicação dos milhares de milhões de euros disponíveis no PRR”.
Segundo o documento enviado a Mariana Vieira da Silva “trata-se de um “missing link” que, com um mínimo de investimento, garante uma obra estratégica e cujo interesse nacional é incontornável, pelos impactos positivos da mesma para a coesão territorial de todo o Sul do País”.
A Plataforma Cidadã defende no documento que a “reprogramação em curso do PRR é uma oportunidade, que pode ser única(…)no sentido de ser assegurada a modernização e eletrificação de toda a Linha Ferroviária do Alentejo – Casa Branca-BejaOurique/Funcheira – e uma maior utilização do Aeroporto de Beja em todas as suas vertentes”.
As explicações foram deixadas por Manuel Valadas, porta-voz da Comissão Dinamizadora da Plataforma Cidadã.