Plataforma Cidadã em defesa do Aeroporto de Beja é apresentada hoje na Casa do Alentejo
Escrito por Admin RVidigueira em 27/01/2023
É apresentada esta sexta-feira, pelas 11h, na Casa do Alentejo, em Lisboa, Plataforma Cidadã Sim ao Aeroporto Internacional de Beja/Da Geografia da sua Acessibilidade à Estratégia Aeroportuária Nacional.
Em comunicado de imprensa a Plataforma Cidadâ, afirmou que vai dar a conhecer algumas iniciativas, já em curso e outras em preparação, “no sentido de sensibilizar os decisores institucionais e mobilizar a opinião pública para a importância estratégica da utilização do Aeroporto Internacional de Beja e para a salvaguarda desta infraestrutura aeroportuária nacional a completar o binómio Lisboa e Faro”.
A Plataforma considera que o Aeroporto de Beja “possui condições geográficas e capacidade para servir diretamente uma ampla região do Alentejo e Espanha, como complementarmente os Aeroportos de Faro e Lisboa, face à sua eminente saturação”.
Os promotores da presente Plataforma Cidadã , juntamente com o seu núcleo de apoio técnico, “comprometem-se” em “elaborar um memorando estratégico a entregar à Comissão Técnica Independente, até final do corrente mês de Janeiro, sobre a necessidade de incluir a utilização do Aeroporto Internacional de Beja como a solução sustentável e resiliente para responder às necessidades aeroportuárias do País, o que, no mínimo, permitirá a poupança de centenas de milhões de euros ao erário público e outras vantagens socioeconómicas”.
As explicações foram deixadas na Rádio Vidigueira por Claudino Matos, diretor-geral da ACOS, e um dos membros desta nova plataforma, que diz estar assente em “pareceres de técnicos da especialidade”.
A plataforma é constituída por Claudino de Matos, Diretor Geral da ACOS; João Proença, Presidente da Casa do Alentejo; José Queiroz, antigo Presidente da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja; José Soeiro, ex-deputado do PCP eleito por Beja e Manuel Valadas, Porta-voz do Movimento Melhor Alentejo.