Plataforma Cidadã considera “incontornável” a utilização do Aeroporto de Beja no curto prazo
Escrito por Admin RVidigueira em 09/05/2023
A Plataforma Cidadã Sim ao Aeroporto Internacional de Beja, afirma que as declarações de Rosário Partidário confirmam as teses apresentadas do prof. Manuel Tão à Comissão Técnica independente.
Recorde-se que a coordenadora-geral da Comissão Técnica Independente para o novo aeroporto da região de Lisboa, Rosário Partidário, admitiu que o aeroporto de Beja pode ser uma solução.
Em entrevista à Antena 1 e Jornal de Negócios, e questionada sobre a hipótese Beja, Maria do Rosário Partidário admitiu que sim, dando o exemplo que este já vai ser usado durante a Jornada Mundial da Juventude, no verão.
Segundo afirma a Plataforma Cidadã em comunicado, “o recurso à utilização do Aeroporto de Beja é incontornável para responder à grave crise aeroportuária que o País atravessa”, e que a solução para Lisboa “poderá passar no imediato não apenas pelo Humberto Delgado(Lisboa)+1 mas, como agora é reconhecido, pelo Humberto Delgado+2 sendo em qualquer dos casos o Aeroporto de Beja o único aeroporto construído e pronto a utilizar com o mínimo investimento”.
A Plataforma Cidadã reforça ainda que, torna-se “legítimo perguntar porque se equacionou Beja apenas como solução para ser o Aeroporto de Lisboa e nunca se equacionou Beja como o +1 de Lisboa, solução defendida desde a primeira hora pela Plataforma Cidadã “SIM! Ao Aeroporto de Beja”.
A Plataforma Cidadã frisa ainda que “ganha particular relevo avançar no imediato com as obras de modernização e eletrificação da estratégica Linha Ferroviária do Alentejo não só entre Casa Branca-Beja mas, igualmente, com o troço Beja-Ourique/Funcheira”.
A Comissão Dinamizadora da Plataforma Cidadã, informou ainda que a sua nova petição “Defender o Interesse Nacional. Assegurar a Coesão Territorial. Promover o Desenvolvimento”, concluiu ontem a sua 1ª fase sendo apresentada com um total de 823 assinaturas, prosseguindo a recolha de assinaturas nos próximos 30 dias.
Em declarações à Rádio Vidigueira, Manuel Valadas porta-voz da Comissão Dinamizador da Plataforma Cidadã “Sim ao Aeroporto Internacional de Beja”, diz ter recebido com “muito agrado” as declarações de Rosário Partidário, corroborando aquilo que a Plataforma Cidadã tem defendido.
Manuel Valadas