PJ extradita homem da Alemanha suspeito de tentativa de homicídio em Aljustrel em 2025
Escrito por MarcoAbundancia em 22/07/2026
A Polícia Judiciária, através da Unidade de Cooperação Internacional, operacionalizou a extradição de um homem de 53 anos, detido na Alemanha, em cumprimento de um Mandado de Detenção Europeu emitido pelas autoridades nacionais.
Segundo revelou a Policía Judiciária em comunicado, trata-se do “alegado autor de um homicídio tentado, ocorrido em Aljustrel, em setembro de 2025”.
A investigação, conduzida pela Diretoria do Sul da PJ, iniciou-se na sequência do registo de agressões que se iniciaram no local de trabalho do suspeito e da vítima, numa herdade daquele município alentejano.
Segundo avançou a PJ, a vítima, um homem com 38 anos, foi agredido com recurso a objeto corto perfurante, sendo-lhe provocadas lesões cuja gravidade não provocou resultados trágicos, graças à pronta intervenção dos meios de socorro e subsequente condução à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, Hospital de Beja.
A investigação, segundo a Judiciária, “apurou que o agressor agiu com violência e por motivos fúteis, após uma discussão, sob o efeito do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, fugindo de seguida para a Roménia, não obstante ter sido localizado em solo germânico”.
Segundo revelou a PJ, as diligências investigatórias “permitiram além da identificação do autor, reunir elementos probatórios fortemente indiciadores da prática do crime, viabilizando a emissão de mandados de detenção fora de flagrante delito”.
O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial, para aplicação de medidas de coação, tendo ficado sujeito a prisão preventiva.
O inquérito é dirigido pela Procuradoria do Juízo de Competência Genérica de Ourique.