Petição da Plataforma Alentejo em apreciação na Assembleia da República a 28 de Setembro
Escrito por Admin RVidigueira em 22/09/2022
A Plataforma Alentejo vai ter em apreciação na Assembleia da República, no dia 28 de Setembro, pelas 15h, a sua petição em defesa das acessibilidades na região.
A Plataforma Alentejo recordou esta quinta-feira, que a petição “Plataforma Alentejo – Estratégia Integrada de Acessibilidade Sustentável do Alentejo nas ligações Nacional e Internacional”, “apresenta um conjunto de prioridades no domínio das acessibilidades e transportes que são consideradas fundamentais para o desenvolvimento sustentável de toda a região do Alentejo, bem como para a sua coesão social, territorial, ambiental e energética, com benefícios para a totalidade do território nacional”.
No documento a Plataforma Alentejo, “exige que se considere o Aeroporto Internacional do Alentejo/Beja como parte do sistema aeroportuário nacional. É ainda prioritária a eletrificação e modernização das Ligações Ferroviárias Sines-Caia por Beja (com ligação à Funcheira – Linha do Algarve) e Portalegre-Abrantes”.
A Plataforma Alentejo reclama ainda a requalificação, em perfil de autoestrada, ligando o nó da A26 a Beja, e a ligação do nó da A23 (Nisa) ao nó da A6 (Estremoz).
No âmbito da apreciação da Petição na Assembleia da República, os membros do Secretariado da Plataforma Alentejo estão a organizar uma delegação para seguir presencialmente o debate na AR.
Os restantes membros da Plataforma Alentejo, e todos os outros interessados neste debate, podem seguir o debate através do Canal Parlamento.
As explicações são de Claudino Matos, da Plataforma Alentejo, que afirma que “finalmente” a petição vai ser apreciada, e lamenta que a região “continua a ver passar milhões”, e sem desenvolvimento das acessibilidades.
Claudino Matos