Pedro Mestre e Luis Baldão participam hoje nos Cantares ao Desafio na RTP1
Escrito por Admin RVidigueira em 12/01/2021
A dupla de cantadores Pedro Mestre e Luís Baldão, em representação do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso em Odemira, participam esta terça-feira, na semifinal do concurso promovido pela RTP “Cantares ao Desafio”, no programa Praça da Alegria, segundo informou em nota de imprensa o Municipio de Odemira.
Os cantadores vão mostrar o cante ao despique e ao baldão, práticas de improviso do Baixo Alentejo.
O concurso “Cantares ao Desafio” convida os telespectadores a participarem numa competição de desgarrada, ao vivo, durante a emissão do programa da RTP1 “Praça da Alegria”.
Este desafio tem como mentores Augusto Canário e Cristiana Sá. A participação dos cantadores Pedro Mestre e Luís Baldão nesta iniciativa é mais uma forma de divulgar uma tradição muito forte da nossa região e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso.
O cante ao despique e baldão é uma forma de cantar totalmente de improviso e ao desafio que se cantava em todo o Baixo Alentejo, chegando mesmo à serra algarvia.
O Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso resulta de um consórcio entre o Município de Odemira, Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras, Casa do Povo de S. Martinho das Amoreiras e Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare.
Em declarações à Rádio Vidigueira, Pedro Mestre, realça a importância desta participação que diz ser “fundamental” para divulgar este património e tradição da região.