PEAC de Beja esgotou num mês

Escrito por em 10/07/2020

O Programa Municipal de Apoio à Cultura (PEAC) de Beja criado especificamente para apoiar os agentes culturais do concelho, devido à Pandemia, esgotou no primeiro mês, segundo anunciou a Câmara de Beja.

Segundo a autarquia bejense, o PEAC recebeu um total de 26 candidaturas das quais 17 foram apoiadas, o que se traduz num total de 33 ofertas culturais, das 55 recebidas, que vão estar disponíveis a partir de setembro e que ultrapassam os 30 mil euros inicialmente definidos para o Programa.

A Câmara de Beja diz ter analisado e considerado, nos termos das normas deste programa especial, todas as candidaturas recebidas até dia 30 de junho e dá por encerrado o período de candidaturas, uma vez que a verba está esgotada.

Segundo a autarquia, “a situação difícil que este sector, em particular, atravessa, por força do encerramento da sua atividade durante 3 meses e de uma retoma tímida, incapaz de colmatar os problemas e as dificuldades de agentes culturais e artistas, levou a que a autarquia de Beja criasse o PEAC”.

A Câmara de Beja refere ainda que o PEAC veio complementar os apoios da autárquia concedidos no âmbito do PAMA Cultural, através do qual a CM Beja apoiou no mês de junho entidades do concelho em mais 31 mil euros, acrescendo aos valores de apoio regular e pontual já pagos em maio ao movimento artístico e cultural e que superaram nessa ocasião os 41 mil euros.

Os agentes culturais apoiados, distribuem-se entre associações culturais, artistas em nome individual, empresários e/ou programadores culturais, todos a exercer a sua atividade e/ou residir no concelho de Beja.

A agenda cultural de Beja, através do PEAC, contará com 3 exposições – fotografia e olaria – 5 sessões de contos, 4 sessões de teatro, marionetas e teatro-bar, e 11 espetáculos musicais, do cante ao fado, passando pela música tradicional portuguesa, DJ e Rock e ainda, com a aquisição de 10 serviços de apoio técnico de som e luz.

As diferentes atividades irão decorrer em vários espaços culturais da cidade nomeadamente na Biblioteca Municipal, no Centro UNESCO e no Pax-Júlia.

O Município assegura desde já 50% do pagamento dos projetos dos promotores selecionados, pagando os restantes 50% no mês de realização/exibição dos conteúdos que integraram as candidaturas.

As explicações foram deixadas na Rádio Vidigueira por Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, quer afirma que este programa “não resolve os problemas, mas é um pequeno contributo”, para os promotores do concelho.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Rádio Vidigueira

Rádio Vidigueira

Faixa Atual

Título

Artista

Background
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE